Como cuidar dos seus chocolates!

Como cuidar dos seus chocolates!

Por aqui chocolate é coisa séria. Na CAU Chocolates selecionamos os melhores ingredientes, cuidamos da produção e das embalagens, para que nossos clientes tenham a melhor experiência! Mas, depois que os chocolates saírem da CAU, sugerimos alguns cuidados para que suas barras e bombons estejam sempre fresquinhos e deliciosos.

Para quem ama chocolate pode parecer besteira se preocupar em “guardar bem” seus chocolates. Não vai durar muito porque você vai comer tudo rapidinho. Mas um chocolate de qualidade, que não tem conservantes artificiais, precisa de todo cuidado na hora de ser guardado. Essa atenção especial faz a maior diferença quando você foi degustar ou devorar seus chocolates.

Evite a geladeira. A humidade da geladeira pode desencadear um processo no seu chocolate de separação da manteiga de cacau. Ele vai ficar com uma cor esbranquiçada. Apesar de não afetar o sabor do chocolate essa aparência não é apetitosa.

Além disso, na geladeira, seus chocolates têm risco de absorver odor de outros alimentos ali armazenados como carnes ou queijos 🤢. Lembre que nossos chocolates gourmet são feitos com ingredientes de altíssima qualidade sem adição de conservantes químicos onde a única gordura vem da manteiga de cacau.

Chocolate gosta mesmo de lugar fresco – de preferência uma temperatura constante em torno de 22oC e baixa umidade. Isso garante que a manteiga de cacau e a massa de cacau dos seus chocolates não sofrerão alterações no sabor ou na aparência por muito tempo. Uma boa adega é um local perfeito para guardar seus chocolates finos

Mesmo em local seco e fresco, fique atento porque a manteiga de cacau (gordura boa do chocolate) é suscetível aos aromas que estejam ao seu redor... cuidado para não deixar seus chocolates perto de uma caneca de alhos 😅.

Se não tiver jeito mesmo e o verão estiver brabo, o calor a mil e o único lugar fresco da casa é a geladeira tenha o cuidado de embrulhar bem seus chocolates e colocar numa embalagem hermeticamente fechada para não correr o risco de pegar os aromas dos alimentos vizinhos! Nessas condições eles podem durar de 3 a 6 meses. Caso queira guardar por um tempo superior a 6 meses sempre tem o congelador... mas deixe os chocolates 24hs na geladeira antes de descongelá-los. Na hora de descongelar também tome cuidado: deixe em temperatura ambiente por algumas horas antes de desembrulhá-los!

Fique atento a data de validade informada pelos fabricantes, mas chocolates puros, quando bem acondicionados, podem durar até 1 ano. Os recheados, como trufas quanto mais frescas mais gostosas, mas deveriam durar de 45 a 60 dias dependendo do processo de fabricação. Desconfie das trufas que durarem muito mais pois podem conter algum tipo de conservante artificial.

Pronto! Agora você já sabe como cuidar dos seus chocolates finos para que estejam sempre saborosos e brilhantes! Aproveite!